Inovação começa com o desconhecido

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

NÃO É SÓ A MAQUIAGEM QUE FAZ VOCÊ TER UMA BELA APARÊNCIA.
SE VOCÊ ESTIVER DE BEM COM VOCÊ MESMA, ISSO SE REFLETIRÁ NO SEU EXTERIROR COMPLEMENTANDO E REALÇANDO O QUE EXISTE DE BELO DENTRO DE VOCÊ.
POR ISSO INSPIRE-SE NESSA REPORTAGEM...

Você já ouviu falar em chacra?
Os indianos – e, hoje em dia, muitos ocidentais – acreditam que temos vários pontos de energia no corpo e que eles são responsáveis por nosso equilíbrio físico e emocional. Aprenda a identificar os sete principais e a estimulá-los com posturas de ioga para ficar mais saudável, bonita, feliz.... Enfim, de bem com a vida!

Além de modelar os músculos, dar flexibilidade, reduzir o stress e melhorar a capacidade respiratória, a ioga também tem o poder de cuidar da saúde física e emocional por meio dos chacras, centros de energia espalhados pelo nosso corpo que são ligados às emoções (tristeza, raiva...), aos órgãos vitais (coração, pulmão...) e às funções do organismo (digestão, reprodução...). Conforme a ciência vai descobrindo relações entre os sentimentos e as doenças e os desconfortos, os ensinamentos milenares da ioga começam a fazer sentido para nós, ocidentais. Quer um exemplo? A influência das flutuações hormonais registradas durante o fluxo menstrual (alterações nos níveis de estrógeno e progesterona) nas nossas emoções. Está aí a TPM que não nos deixa mentir. Sete pontos localizados entre a base da coluna vertebral e o topo da cabeça se destacam. Quando estão em harmonia, garantem saúde e controle emocional, equilibrando o corpo todo.

Estagnados, não deixam a energia fluir, causando tensões e até mesmo doenças. Sabe aquele desânimo para ir à academia ou a vontade louca de comer doce? Essas sensações podem ser culpa dos chacras enfraquecidos. A má notícia é que muita coisa pode influenciá-los negativamente: a vida corrida, uma alimentação de má qualidade, o sedentarismo, uma grande decepção... E a boa é que não é difícil colocá-los em harmonia – a ioga sempre apostou nisso. “Algumas posturas ajudam a equilibrar os chacras, pois põem a energia para circular e os mantêm ativos, equilibrando os órgãos e os sistemas relacionados a cada um deles. Isso gera bem-estar”, diz Renata Leite Martins, professora da modalidade na academia Bio Ritmo, em São Paulo. Ela escreveu uma tese de pós-graduação que relaciona os chacras e os asanas (posturas da ioga) com o nosso corpo e as nossas emoções – e esse estudo é a base desta reportagem. Saiba como fortalecer os chacras com os exercícios de ioga.

Coloque sua energia para circular

Aqui, você vai saber quais órgãos do seu corpo e que emoções os sete chacras representam. Para estimular cada um deles, a professora Renata aponta uma postura específi ca. Descubra o ponto de energia que está mais enfraquecido – você percebe isso lendo as características de cada um dos sete chacras. Se tem má digestão e azia constantes, por exemplo, invista no movimento recomendado para o terceiro deles e faça o exercício indicado todos os dias. Mas, como a saúde perfeita pede um corpo em harmonia, é legal você reservar cinco minutos, dois ou três dias por semana, para realizar todas as posturas. Comece ficando de 30 segundos a um minuto em cada posição (na última, pode permanecer por dois minutos) e aumente o tempo aos poucos.

























Renove as energias

Está se sentindo desanimada e cansada? Veja algumas maneiras de enfrentar o dia-a-dia com muito mais disposição

1. Levante-se assim que o despertador tocar
Estudos comprovam: quem sai da cama rapidamente fica mais ativo durante o dia.
2. Prepare infusões com ervas
Faça um chá ou prepare um banho com alecrim ou tomilho, para aumentar o pique. Para o chá, ferva 1 xícara de água e coloque 1/2 colher da erva. Para o banho, jogue a infusão morna sobre o corpo, ao final da chuveirada.
3. Espreguice-se com prazer
Quando você faz isso, alonga os músculos e ativa a circulação, preparando o corpo para as atividades do novo dia.
4. Dê atenção à respiração

Inspire pelo nariz (para que o ar seja filtrado e aquecido), expandindo a barriga. Quando os pulmões estiverem cheios, prenda o ar por alguns segundos. Na expiração, solte o ar pela boca e contraia a barriga, liberando quase todo o ar de dentro dos pulmões.
5. Capriche no café-da-manhã
Mesmo sem fome, não pule essa refeição. Afinal, enquanto você dormia seu organismo trabalhava. A respiração, os batimentos cardíacos e a circulação sanguínea também consomem energia.
6. Sorria mais
Sorrir é um ótimo exercício para aumentar a quantidade de ar que chega aos pulmões. Se um sorriso ajuda bastante, imagine uma boa gargalhada!
7. Ligue o som e dance
Movimentar-se ao ritmo da música estimula uma parte pouco usada do cérebro, e desperta o corpo e a mente.
8. Decore seu quarto com verde ou vermelho
Segundo o feng shui, se você acrescentar objetos dessas cores, descansará melhor durante o sono e despertará mais bem-disposta e animada.
9. Invista nos florais de Bach
Eles equilibram o campo energético do corpo e aumentam a disposição. Se usar na forma de spray, pingue algumas gotas na água e borrife no rosto e no corpo quando estiver desanimada. Os florais mais usados são: . ELM — Para dar energia. . HORNBEAM — Para o cansaço. . OLIVE — Para a exaustão.
10. Tome banho com essências
Os óleos de alecrim e limão ativam a circulação. No chuveiro, misture o óleo à água antes de jogar no corpo. Outra opção é diluir a essência em um óleo vegetal de semente de uva ou amêndoas e espalhála pela pele depois do banho.


0 comentários:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados - clubedamaquiagem

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR